07 outubro 2015

3 Meses: Desenvolvimento e Alimentação


Enfim chegamos ao fim da fase de recém nascido.

É um alívio chegarmos a este marco, pois estes geralmente são os meses mais pesados para a mãe. 

Amamentação, noites mal dormidas, choro, cólica são uma mistura exaustiva e não passamos por tudo isso sem marcas.

No meu caso, Valentina apesar de ser calma requer muita atenção pois tem muitos momentos que ela fica tranquila portanto que eu fique na frente dela falando com ela o tempo todo. E para quem não sabe isso cansa, e muito!

Aos 2 meses ela começou a sorrir, um sorrisinho lindo e que nos deixa babando por ela.

Ela deixou de ser aquele bebê molinho e já sustenta bem a cabeça.

O banho no início era dramático e a base de muito choro. Após um mês ela passou a gostar e não chora mais quando entra na banheira.

O sono que costuma ser a maior dificuldade para as mães tem sido ótimo! Com 3 semanas ela teve sua primeira noite de sono inteira sem acordar para mamar e com 1 mês ela passou a dormir todas as noites sem acordar. Assim pude começar a me recuperar a noite dos dias cansativos. Lembro aqui que além da Valentina tenho outros dois filhos.

Este tema sono preciso registrar aqui que tive muita sorte com meus filhos. O primeiro passou a dormir a noite toda com 2 meses e meio, o segundo com 2 meses e a terceira com 1 mês. Ou seja, foi melhorando a cada filho.

A alimentação mantinha a amamentação exclusiva, mas devido ao baixo ganho de peso da pequena tivemos que incluir o famoso complemento. Como não tive esta experiência com os meninos, foi uma grande novidade pra mim, por isso vou fazer um post somente sobre este assunto.

Se o sono é sempre um ponto positivo a meu favor, a cólica não é.

Meu primeiro filho teve muita cólica e sempre de madrugada. Ele só passou a dormir a noite toda quando a cólica passou, ou seja, com 2 meses e meio.

O do meio teve pouca cólica e não perturbou muito meu fofinho.

A pequena teve bastante cólica, mas num horário bem melhor que o mais velho e, por isso, não atrapalhou suas noites de sono. A cólica dela costumava ser sempre no final da tarde e início de noite. Não passava de dez horas da noite e logo que acalmava ela dormia.

Só posso dizer que essa pequenininha ajuda até na hora de sentir dor! Tadinha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário