10 julho 2015

1o Mês da Valentina




E lá se foram 30 dias. 

Para quem me conhece, sempre digo que o primeiro mês é o mais difícil para a mãe, independente se é o primeiro, segundo ou terceiro filho.

É neste mês que a mãe tem que se recuperar do parto. No meu caso foi cesárea e tive uma certa dor no corpo nos primeiros quinze dias, além do inchaço no corpo, principalmente nos pés e pernas.

A mãe tem que se recuperar sem dormir direito, pois o neném recém nascido mama de 3 em 3 horas, em alguns momentos de 2 em 2 horas. E ainda manter a rotina com os outros dois filhos que ainda são pequenos e precisam de atenção e ajuda para boa parte de suas atividades.

Realmente nas primeiras duas semanas ela mamou em intervalos de duas ou três horas independente se era de dia ou de noite.

No meio do mês enfim as dores passaram e a vida começou a querer entrar no trilho novamente.

Filhos mais velhos entraram em sua nova rotina de ir a escola e quando chegar em casa ter uma irmã esperando por eles. Que eles quase a sufocam de tanto amor!

Bebê após 2 semanas começou a dar intervalos de 4 ou 5 horas nas mamadas noturnas. Eba!!

Mas de dia minha correria continuava. Os intervalos entre mamadas são os momentos em que a mãe tem para fazer as suas atividades: tomar café da manhã, almoçar, jantar, tomar banho. E tudo tem que ser feito correndo pois a bebê pode acordar a qualquer momento!

Não esquecendo que nos intervalos a partir da parte da tarde tem que incluir o lanche, dever de casa, jantar e banho dos outros filhos. Ou seja, é uma maratona.

Após os quinze dias de vida, Valentina começou a criar sua rotina.

Além de espaçar as mamadas noturnas, ela dorme mais de manhã quando os irmãos estão na escola. Na parte da tarde ela já alterna momentos acordada e momentos dormindo.

Para dormir a noite, ela costuma choramingar bastante até conseguir pegar no sono.

Para minha grande surpresa a partir da terceira semana ela passou a fazer a última mamada do dia por volta das 11 horas da noite e a primeira mamada do dia somente às 6 horas da manhã. Uau! Agora temos uma noite inteira de sono! E é aí que começam os problemas e controle necessário das mamas. Mas este é um assunto para um outro post…

Mas terminado este mês, uma certeza eu tenho: o próximo mês com certeza será melhor do que passou!


Nenhum comentário:

Postar um comentário